top of page

A VERDADE QUE NÃO TE CONTAM SOBRE ERRAR E ACERTAR

Olá pessoas lindas!!


Hoje, nós da Nísia decidimos abordar um assunto que diariamente permeia em nossa cabeça e, com certeza a cabeça de todas as mulheres que, assim como nós, também desenvolvem seus sonhos. Como viver com a possibilidade de errar e de nem sempre acertar?

Como lidar com a cobrança de sempre estar certo ou de sempre achar que está errado. Com certeza você já passou por situações em que jurou que sua opinião estava corretíssima, mas não estava. Ou por situações que, apesar de todo o planejamento, nada funcionou... acontece demais!

Vamos falar de cada um e de como o peso desses dois pensamentos e sentimentos afetam diariamente nas ações no trabalho, nos projetos pessoais e nas relações sociais.

EU ESTOU SEMPRE CERTO?

A primeira resposta para isso é um instintivo e verdadeiro: NÃO! Ninguém está sempre certo. Mas também ninguém está totalmente errado o tempo todo.

O sentimento de estar sempre certo é angustiante, vocês não acham? Está relacionado muito à nossa ideia de querermos nos reafirmar em um espaço que, nem sempre, precisa de autoafirmação. O mundo não é uma disputa.

Liberte-se dessa cobrança, amiga!

É uma luta constante de se sentir satisfeito com suas próprias ações. É sempre achar que a própria opinião é a mais coerente, podendo talvez chegar à soberba. Às vezes, baixar a guarda pode te fazer mais humano. Ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa que não atura a opinião do outro ou que não tolera erros. Mesmo que você trabalhe sozinho, essa sensação de superioridade vai te fazer travar. No fim, você também é sua própria equipe.

Todo mundo erra, todo mundo pode mudar de opinião, faz parte da vida. Muitas das vezes descansar a mente e entender que haverá momentos em que vamos errar, e que está tudo bem com isso, a mente fica mais tranquila, sem pressão. Nem sempre tudo vai dar certo.

Agora, uma nova questão, ainda mais importante:

POSSO AMADURECER COM MEUS ERROS?

Por outro lado, muitas pessoas constroem ao longo da vida pensamentos negativos sobre si mesmas. Acreditam que todas as suas ações serão erradas. O foco principal sempre será o erro, afastando qualquer pensamento de aprendizado ou de amadurecimento.

Não carregue isso para você!

O erro é normal. Ficar assustado, chateado, um pouco reclamão sobre o erro, super normal. O que não é normal é levar esse erro a outras proporções, torná-lo uma angústia tão grande que te tira a paz. Isso é um sinal vermelho e precisa ser melhor tratado com um profissional qualificado, porque só vai te trazer malefícios a longo prazo.

Esse erro deve se tornar um aprendizado e uma forma de alerta para que não aconteça novamente. É preciso ter confiança no seu trabalho e na capacidade que você tem de realizar seus projetos. Você pode errar, mas também aprender com ele.

Tudo na vida precisa ter um equilíbrio.

Procure acertar, mas não esteja acima das possibilidades.

Procure aprender com seus erros. Tenha calma com você.

Tente se libertar desses pensamentos que torturam.

Essa mudança de pensamentos não acontece imediatamente, ela vai evoluindo com o tempo. O trabalho acompanhado de um bom psicólogo sempre rende melhores frutos sobre autoconhecimento.

E aí, conta pra gente: Você é do time que acha que vai acertar toda vez ou do que acha que vai errar sempre?

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page